Como o brincar pode estimular a criança

Desde o momento de seu nascimento, o bebê entra em contato com um mundo novo, diferente e repleto de coisas novas a serem exploradas. Ele aprende a se relacionar com tudo que está a sua volta e, para facilitar essa primeira etapa do conhecimento e aprendizado, existem brinquedos e brincadeiras educativas e específicas.
Para entender um pouco o seu filho, basta imaginar o que ele deve estar pensando quando se depara com objetos inusitados: "Será que essas figuras se encaixam de alguma forma? Que tipo de som vai fazer quando eu jogar a bola dentro da caixa? Se eu colocar os blocos grandes embaixo, talvez minha torre de blocos não cairá! Quando eu tiro essa pecinha, o meu balde fica mais leve". Os sentidos, quando bem estimulados, fazem com que o seu bebê seja um grande explorador dos objetos que se relacionam e ocupam espaço.

Conquistar pequenos desafios a cada brincadeira

A escolha de brinquedos que possam ser manipulados de diversas formas, como blocos de montar, proporcionam ao bebê o sentimento de alegria e realização, e ainda dá experiência na solução de problemas. A partir do momento em que você brincar com seus filhos, procure notar quando o bebê reconhece alguma realização e compartilhe da alegria dele. As crianças aprendem com tentativas e erros, até conseguirem encontrar uma técnica e prática que funcionem. Essas conquistas de pequenos desafios são muito importantes, pois auxiliam a criança em sua busca de próprias respostas, e a prepara para resolver o problema seguinte.

Esconder pode ser estimulante

Mesmo os bebês novinhos podem perceber quando um brinquedo que estava na sua frente não está mais. Brincar de esconder objetos, ou até mesmo aqueles brinquedinhos que têm surpresas escondidas podem ser tarefas estimulantes para a memória das crianças. Quando você proporciona essas brincadeiras, o bebê adquire a capacidade de entender a permanência de objetos que não podem ser vistos. Um outro jogo chamado "o quê está diferente?", ajuda os pequenos a desenvolverem essa habilidade de percepção. O jogo funciona de maneira simples: mostre à criança um bichinho de pelúcia, e logo em seguida esconda-o atrás de você. Depois mostre mais dois ou três. Esconda de novo os bichos, mas dessa vez apresente somente um. A criança certamente perceberá a falta dos outros bichinhos. Os pequenos desafios são trabalhados através da estimulação das habilidades do pensamento natural dos bebês. Você pode ensiná-los a ter noção do mundo e ajudá-los a desenvolver sua memória!

Repetindo as brincadeiras

Você já reparou como seu filho brinca sempre com uma mesma parte do brinquedo? Olhe mais de perto. Se o bebê estiver realmente entretido e feliz, de fato há alguma coisa intrínseca no brinquedo que provoca muita excitação. Caso seu filho não se divirta mais com um determinado brinquedo, guarde-o, e depois de um tempo devolva para ele e observe o que acontecerá! Geralmente as crianças voltam a brincar com os brinquedos antigos dispondo de novas estratégias e habilidades. Por trás da repetição e diversão que a brincadeira proporciona, a mente do bebê adquire novos padrões de pensamento, que no futuro irão ajudá-lo a resolver problemas mais complexos.

Aqui estão alguns brinquedos que estimulam o aprendizado das crianças e as ajudam a solucionar problemas:

  • Brinquedos de atividades com discos e alavancas.
  • Blocos de empilhar.
  • Caixas com itens para encher e esvaziar.
  • Brinquedos de encaixar.
  • Discos ou chaves em anéis.
  • Cones de empilhar.
  • Brinquedos que pulam, fáceis de ativar.
  • Grandes bolas de plástico para encaixar.
Fonte:www.alobebe.com.br

3 comentários:

  1. Oi Lu querida, Matheus adora tudo quanto é brinquedo de montar e encaixar.
    Outra coisa que ama é bola. Antes, nao gostava tanto e nao tinha nenhum interesse mas agora quando apresentei novamente ele ta curtindo bem mais. Chuta a bola e tudo.
    Ah, ainda bem que o tempo ta melhorando ne? Aqui tem ate sol!! Rsrsrsrs
    Obrigada pelo post. Essas crianças sempre nos surpreendendo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?

    Andei observando seu blog e adorei vários posts, esse em especial. As brincadeiras os pequenos são realmente incríveis e podem trazer vários benefícios!

    Eu sempre achei que as brincadeiras tradicionais eram as mais relevantes até que comecei a mexer bastante na internet e descobri que ela também tem vários jogos legais para a criançada.

    Se você quiser dar uma olhada, coloquei um post que fala exatamente sobre isso e achei bem interessante.

    Me diga o que achou por favor!
    Abraços,
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola João, achei realmente muito interessante o artigo. Parabéns

      Excluir

Não esqueça de dar sua opinião, deixe um comentário. Também avise-nos caso algum link esteja off. *-*