Disciplina Infantil


As crianças gostam de desafiar os pais, isso faz parte do seu desenvolvimento. A questão é quando elas ultrapassam os limites. Nesse momento, quando os pais percebem que algo precisa ser feito, as opiniões se divergem. Enquanto grande parte deles garantem que o castigo resolve, os especialistas apontam para o fato de que o termo pode ser confundido com agressão física.

De acordo com os especialistas, a disciplina deve ser fundamentada no respeito e não no medo. Afirmam ainda que a palmada, por exemplo, não ajuda. Não deixá-los brincar com seus brinquedos preferidos e deixá-los no quarto para pensar são algumas maneiras que podem ser usadas para mudar o mau comportamento. Mas ofereça à criança uma segunda oportunidade, não aplicando o castigo na primeira falha.

Veja algumas dicas de especialistas na hora de lidar com a disciplina da criança:

• Compreensão. Disponha de certa flexibilidade na hora de reprimir os comportamentos indesejados. Tenha em mente que as regras são aprendidas pela criança de acordo com a convivência;
• Os limites precisam estar claros para a criança. Não se deve reprimir um comportamento e logo depois permiti-lo;
• A brincadeira no momento da manha pode ser uma boa aliada, fazendo com que a criança deixe o comportamento;
• Se o convívio familiar está se tornando uma batalha, a ajuda de um psicólogo pode auxiliar a torná-lo mais harmonioso.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Fonte:http://www.educador.brasilescola.com

3 comentários:

  1. não gostei; está vago.

    ResponderExcluir
  2. Em partes, digo que a "palmada" não resolve. Porém nunca me fez mau, também.

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião, deixe um comentário. Também avise-nos caso algum link esteja off. *-*