Brincadeiras Infantis ( Parte V )

► Cabra Cegacache cache - Brincadeiras Infantis ( Parte V )O escolhido deve ficar com os olhos vendados. Para isso, é preciso amarrar na altura dos olhos um lenço, uma faixa, um pano grande ou qualquer outro tecido que o impeça de ver.

Vocês devem fazer o seguinte diálogo: TODOS – Cabra-cega, de onde vieste?
CABRA-CEGA – Do quartel.
TODOS – O que trouxeste: ouro ou prata?
CABRA-CEGA – Prata.
TODOS – Coma casca de barata! Depois disso, um de vocês dá uma batida na cabra-cega e diz: “Vai procurar quem te bateu!“. Então, todos correm e a cabra-cega tenta pegá-los. O primeiro que for pego será a cabra-cega na próxima vez.

► Corre Cotia cotia - Brincadeiras Infantis ( Parte V )Escolha uma pessoa para ser o corredor. Enquanto ele anda do lado de fora do círculo com um lenço na mão, todos cantam: “Corre-cotia na casa da tia. Corre cipó na casa da vó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moça bonita do meu do meu coração”. Em seguida, vocês devem fazer o seguinte diálogo: CORREDOR – Pode jogar?
TODOS – Pode, sim.
CORREDOR – Ninguém vai olhar?
TODOS – Não! Ao dizer “Não!”, todos devem abaixar a cabeça, tampando os olhos.
O corredor coloca o lencinho atrás de uma criança que está sentada e continua andando.

Cada criança da roda deve verificar se o lenço foi deixado atrás de si logo após a passagem do corredor. Quem estiver com o lenço deve segurá-lo e , por fora do círculo, tentar pegar o corredor. Este tenta chegar e sentar-se no local de onde saiu a criança com o lenço. Veja a figura ao lado.

A brincadeira recomeça com aquele que ficou de pé ou com o mesmo corredor, caso ele tenha sido pego.
► Esconde-escondeesconde esconde 01 - Brincadeiras Infantis ( Parte V )Esta é uma brincadeira legal que deve ser feita ao ar livre. Jardins, praças e parques são lugares ideais, porque neles pode-se descobrir muitos esconderijos. Outra coisa gostosa do esconde-esconde é que a gente pode brincar com poucos ou muitos amigos.

Para começar, é preciso escolher quem vai ser o pegador e onde será o pique. Esse lugar pode ser uma árvore ou uma parede.

O pegador fica de olhos fechados e, com o rosto encostado no pique, deve contar de 1 até 30 enquanto as outras crianças se escondem. Após a contagem, o pegador sai procurando quem está escondido. Caso encontre alguém, ele retorna ao pique, bate três vezes, diz “Um, dois, três” e o nome da criança encontrada.

Enquanto isso, quem está escondido tem de chegar até o pique antes do pegador. Chegando lá, bate três vezes com a mão e diz “Um, dois, três, salva“. Isso quer dizer que ele não pode mais ser pego.

O primeiro que for encontrado será o próximo pegador, mas, se o último que estiver escondido chegar ao pique e bater três vezes dizendo “Um, dois, três, salva todos“, a brincadeira recomeça com o mesmo pegador.
► O Pulo da Chegadapulo - Brincadeiras Infantis ( Parte V )Primeiro, faça dois riscos no chão conforme o desenho ao lado. Um deles será a linha de partida e o outro a linha de chegada. Depois, todas as crianças devem ir para trás da linha de partida e formar duas fileiras com o mesmo número de participantes. Cada criança deve segurar firme na cintura de quem estiver a sua frente. Peçam para alguém ser o juiz. Ele dará o sinal – que pode ser um apito ou um grito – para começar a brincadeira. As crianças que estão em fila devem dar grandes pulos para a frente. A fileira não pode se romper e o pulo não pode acontecer antes do sinal. Caso isso aconteça, a fileira deve voltar à linha de partida e recomeçar seu percurso. Vence a equipe que alcançar a linha de chegada primeiro. OBS: Caso haja muitas crianças para brincar, façam mais de duas fileiras, mas todas com o mesmo número de participantes.
► Pega-pegaPega pega 1mm - Brincadeiras Infantis ( Parte V )Tome fôlego para correr bastante!
Reuna sua turma e comece a brincadeira. A primeira coisa a fazer é escolher alguém para ser o pegador e um lugar para ser o pique.
O pegador corre atrás de todos os participantes para tentar pegar alguém. Para descansar, as crianças devem ir até o pique. Quem for pego, será o próximo pegador.

► Quente e frio

images2 - Brincadeiras Infantis ( Parte V )Para começar, vocês precisam escolher um espaço relativamente pequeno: um cômodo da casa, uma pracinha pequena, uma sala de aula, etc. Depois, escolham um líder, que deve esconder um objeto em algum lugar do espaço escolhido, sem que ninguém esteja olhando. Em seguida, o líder deve chamar uma outra criança para tentar achar o objeto. Conforme a criança vai andando, o líder vai dando pistas. Por exemplo, se a criança estiver mais ou menos perto do objeto, o líder diz: “Está quente“. Se estiver muito perto, ele diz: “Está fervendo!“. Se a criança estiver longe, o líder diz: “Está frio” e se estiver muito longe, ele diz: “Está congelando!

Vence quem encontrar o objeto.
► Petecapeteca - Brincadeiras Infantis ( Parte V )Para jogar peteca, vocês precisam escolher um espaço e dividi-lo ao meio com um traço no chão. As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que cada grupo fica com um lado do campo.

Um time não pode invadir o campo do outro nem pisar na linha que separa os dois lados. Os integrantes de um grupo devem bater na base da peteca com a palma da mão, tentando fazê-la cair no chão do time adversário. Se isso acontecer, o grupo marca um ponto. Mas, se a peteca cair fora do campo, ninguém marca. No final, ganha o jogo a equipe que pontuar mais.
► Jogo da Bexigabalao - Brincadeiras Infantis ( Parte V ) Essa brincadeira é muito divertida para se fazer na praia ou em algum lugar onde possa cair água. Façam uma roda e encham bexigas com água. As crianças devem ir passando a bexiga bem rápido para o colega que estiver do lado direito, este deve pegar a bexiga com cuidado para que ela não estoure. Quem estourar a bexiga sai do jogo. A brincadeira continua até que sobre uma criança, que é a vencedora.

line17ib8 - Brincadeiras Infantis ( Parte V )