Guia Saberes e Práticas da Inclusão (Educação Infantil)

“Os sistemas de ensino devem se transformar para realizar uma educação inclusiva, que responda à diversidade dos alunos sem discriminação. Para apoiar essa mudança,o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial, elaborou uma Coleção – ora apresentada em sua 2.ª edição, revisada – composta por nove fascículos. São temas específicos sobre o atendimento educacional de crianças com necessidades educacionais especiais, do nascimento aos seis anos de idade. O objetivo é qualificar a prática pedagógica com essas crianças, em creches e pré-escolas, por meio de uma atualização de conceitos, princípios e estratégias. Os fascículos são os seguintes:

1. Introdução
2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Autismo
4. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla
5. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Física
6. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira / Múltipla
Deficiência Sensorial
7. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdez
8. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Visual
9. Altas Habilidades / Superdotação

Esperamos que este material possa ser estudado no conjunto, e de forma compartilhada, nos programas de formação inicial e/ou continuada de professores da educação infantil. E que os conhecimentos elaborados no campo da educação especial colaborem para que as crianças com necessidades educacionais especiais tenham acesso a espaços e processos inclusivos de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. É esse o nosso compromisso.”

Claudia Pereira Dutra
Secretária de Educação Especial – MEC

capa+ +saberes+e+pr%C3%A1ticas+inclus%C3%A3o - Guia Saberes e Práticas da Inclusão (Educação Infantil)Uma ferramenta imprescindível para nós professores, que muitas vezes temos que lidar com alguma situação especial em sala de aula.

Uma ótima leitura!
Vale a pena!

download+%C3%ADcon - Guia Saberes e Práticas da Inclusão (Educação Infantil)