35 Brincadeiras Educação Infantil

1) Jogo do toques

O animador ou o agente de turismo, explica aos passageiros que fará brincadeiras descontraídas no trajeto do ônibus e pedem a todos, atenção para que olhe o que o voluntário irar pegar, sempre gravando a seqüência dos locais. Em seguida este voluntário indicará outro participante para a seqüência d o jogo e assim sucessivamente. Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de toques.

2)Minha tia foi à feira e trouxe…

Minha tia foi à feira e trouxe uma laranja, responde o A.’T, a 2ª pessoa dirá o que a 1ª disse, a 5ª pessoa responde o que as anteriores responderam e acrescentando sempre alguma coisa. Ganha o jogo aquele participante que acertar o maior número de sequencias. Brindes: pirulito, balas, canetas, camisas da cidade, ingressos para show etc.

3)Jogo do BUZZ/FIZZ. Variante PUM/ PA

* Para este jogo o mais familiar de Buzz, marca-se o número 7,o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um sete ( dezessete) ou qualquer múltiplo de 7 tipo 21.

Ex: 1, 2, 3, 4, 5, 6, buzz, 8, 9, 10, 11, 12, 13, buzz, 15, 16, buzz, 18,19,20,buzz,22,23,24,25,26,buzz…

* Para este jogo FIZZ marca-se o número 5, o jogadores contam em voz alta e é proibido dizer qualquer numero que tenha um cinco ou qualquer múltiplo de 5 tipo 10,15,20,25…

Ex: 1, 2, 3, 4, fizz, 6, 7, 8, 9,fizz,11,12,13,14,fizz,16,1718,19,fizz,21,22,23,24,fizz,26,27….

VARIANTE DE JOGO: une o buzz com fizz.

1,2,3,4,fizz,6 buzz,8,9, fizz,11,12,13,buzz, fizz,16,buzz, 18,19,buzz, fizz.22,236,24,fizz…

4) Telefone sem fio

O agente de turismo, dirá no ouvido da 1ª pessoa que esta sentada na cadeira do lado esquerdo como também o 1ª pessoa que esta sentada no lado direito, frases bem longas e anota-las em um papel para quando chegar ao ultimo este por sua vez, irá à frente e dizer o que chegou ao ouvido dele. Obs.: use pequenas frases de musica, rimas e trava línguas. Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de sequencias.

5) O que contém na rua… no hotel….. na praia…. na escola…na cozinha….no escritório… na feijoada.

Pode-se ser dada uma folha de papel em uma prancheta para que, cada fila possa responder ou mesmo usar a voz, é um jogo bem rápido não dando tempo de responder já passa para outra fila.
Variante de jogo: você pode dizer uma letra para as pessoas responderem como também modificar de local.

6) Não responder SIM, NÃO, É, POR QUE.

O agente de turismo fará algumas perguntas a uma determinada pessoa do ônibus e esta não poderá dizer como resposta ( sim ,é,não, por que), pode ser cronometrado pelo animador.
Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de sequencias.

7) O que trocou de lugar.

O mediador pede um voluntário do ônibus que ele fique trancado no banheiro ou na parte da frente com o motorista e logo após todos trocam de lugar ou objetos como sacolas chapéus, blusões, pulseiras etc. Ganha o jogo a fila de cadeiras, que acertar o maior número de acertos que foram encontrados.

8) Qual é o seu nome e sobrenome (loteria de nomes)

Será distribuído um papel com desenho do jogo velha, podendo acrescentar mais linhas dependendo da quantidade de participantes na atividade ao sinal do mediador as pessoas procuram as outras e perguntam o seu nome e sobrenome anotando no papel. Ao termino o mediador fará uma chamada e os que têm aqueles nomes, vai cortando e marcando pontos.

9) Qual é a música

O mediador coloca um CD de varias musicas pré-selecionadas ( forro,axé, pagode, MPB, folclóricas) e ao sinal deste, o motorista para a musica e alguém tem que continuar a letra, caso tenha DVD, no ônibus, poderá ser utilizado na pausa deste. Variante 1: o agente de turismo fala uma palavra ou frase de uma determinada musica e ao pará-la alguém tem que continuar.

Variante 2: o agente de turismo fala uma frase de uma determinada musica de trás para frente e a alguém tem que adivinhar.

Variante 2: o agente de turismo um nome de um cantor e os passageiros podem cantar uma música deste.

10) Leilão da barganha

Após a ida a uma cidade histórica onde os turistas compram lembrancinhas, fará um pequeno leilão de peças compradas com preço bem simbólico e que todos fiquem contentes. Objetos pessoais sem valor como revistas, doces, anéis, cartões postais, etc., vale frisar que não tem nenhum fim lucrativo.

11) Estória engraçada

O animador providencia antecipadamente cartilha com varias fotos ou desenhos de pessoas, animais, verduras, objetos e a partir deste, inicia uma estória engraçada, passando para os turistas por onde estiver. É uma dinâmica bastante interessante porque faz um grande congraçamento entre as pessoas presentes e pode ser utilizado para adultos e crianças. Uma variante é ter objetos de plásticos ou semelhantes.

12) Jogo do PORQUÊ

O animador providencia antecipadamente lápis e uma folha de papel por equipe que indica um participante para iniciar o jogo. Solicita que escreva no alto do papel uma pergunta qualquer, desde que seja iniciada com “por que”?Por exemplo: por que você sempre se atrasa? Em seguida a parte onde esta a pergunta é dobrada para trás e o papel deverá ser entregue para outra pessoa do outro grupo e este iniciará outra resposta iniciada com “porque” sem conhecer a pergunta do se antecessor. Pode ser utilizadas para adultos e crianças, em ônibus, convenções ou em pequenos grupos.

13) Espalhe a fofoca

O animador providencia antecipadamente uma frase bem grande e distribui para as primeiras pessoas da cada fila e esta por sua vez, passará para as que se encontram atrás de sua poltrona para chegar até o final do corredor(ônibus). Vence a equipe que acertos todo o contexto da frase

14) Repita o que eu disse

a) está é a maçã

b) está é a arvore onde colhi a maçã

c) este é o pomar da arvore onde colhi a maçã

d) este é o dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

e) este é o filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

f) este é o quarto do filho do dono do pomar da arvore onde colhi a maçã

Sempre colocando á palavra antecessora da outra

15) Jogo da mímica

É uma disputa entre dois grupos de pessoas que podem ser feitos em sal de aula como também em ônibus ou outros locais. Um representante de cada equipe é escolhido para fazer à mímica não podendo dizer nada. Os gestos poderão ser escolhidos pelo animador como também por outra equipe tais como: profissão musica filmes, objetos etc. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula

16) A palavra é:*

O animador escolhe uma música e dar uma palavra dessa musica para que as pessoas adivinhe ou complete que música poderá ser de qual é aquela palavra, atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula .

17) Nomes de cidades com a letra “A”,”F”

Igual aquela brincadeira de tempo de escola que através da primeira letra tipo, cidade flor, objeto, marca de carro, artista, cidades, países, as pessoas iram dizendo o nome respectivo de cada lugar através das letras.

18) Qual o pedaço que falta da musica*

O animador prepara antecipadamente um trecho vou pequenas frases de musica onde é divida em dois ou três pedaços e distribui perante as pessoas que se encontra no local. Esta Por sua vez, terá que descobrir com qual pessoa esta a metade da sua musica para depois escrevê-la correto. Esta dinâmica é bastante interessante porque ás pessoas, soltam a sua voz quebra o gelo do grupo.

Obs.: as músicas têm que ser conhecimentos dos participantes porque caso venha trabalhar com a 3ª idade, nem todos conhecem musicas novas, como também de fácil acesso

Oh abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira e não posso negar…..

19) A estória de um crime *

Esta é uma estória fictícia onde o animador, iniciará contando ela para todos os ouvintes presentes que na qual fará parte da estória a partir do momento em que o animador parar e aponta para alguma pessoa do recinto( ônibus,sala) e todo o decorrer da estória, todo a estão envolvidos e sempre acrescentado algo novo até que todos os participantes relate e faça parte do contexto desta. Nesta atividade é bom que as pessoas já se conheçam, caso seja em uma viagem, é interessante explicar a dinâmica antes.

20) Minha vida em 15 segundos*

Com um cronometro na mão, o animador inicia atividade e fala ao microfone em 15 segundos sobre sua vida, depois chama um voluntario presente (ônibus, sala) a melhor estória ganha um brinde.

21) Declaração de amor para o inimigo *

As pessoas quando vão fazer uma declaração de amor sempre é para uma pessoa amada,(namorado, esposo,noivo) mas esta atividade, as pessoas vão declarar o que não gosta daquela pessoa mas mesmo assim gosta dela.É uma atividade que é feito mais para adultos quer se conhecem e bem hilariante ou mesmo grupos escolares.

22) Noite do protestos*(pode usar o microfone do ônibus)

O animador providenciará um púlpito com microfone e cada grupo de pessoas ou equipe irá protestar sobre alguma coisa que na está gostando. Esta é aconselhável fazer no período noturno como uma forma descontração. Pedir às pessoas que não use palavras obscenas. Hotéis, colônia de férias, escolas, são os locais possíveis para essa atividade.

23) Leitura louca ou olha o jornal*

O animador providencia jornais ou revista velha, distribuem com a todas as pessoas e ao sinal deste ,todos iram ler ao mesmo tempo alguma manchete do jornal e como também o animador escolherá algumas pessoas para ler intercalando com ouras reportagem. Atividade simples que poderá ser utilizada em viagens de ônibus como também em sala de aula, mas bastante dinâmica, onde temos varias gargalhadas.

24) Se vira nos 30

O animador providencia som, CDs, e coloca para que as pessoas possam dançar fazer mínima, alguma coisa que possa fazer em 30 segundos.

25)Telegrama começando com uma letra só( pode ser oral o escrito)

O animador escolhe uma letra pede a um voluntario que faça uma pequena frase que tenha sentido, usando essa letra no inicio de cada palavra. Ganha quem fizer uma frase bonita e que tenha sentido. (ônibus, sala).

26) Artista do escuro

Cada pessoa do grupo receberá uma folha de papel e lápis, Esta tarefa poderá ser feita somente à noite (viagem de ônibus, luzes internas totalmente apagadas).

a) Desenhe uma casa

b) Façam uma arvore do lado da casa e um pequeno jardim com balanço.

c) Façam um caminho até a porta da casa.

d) Façam um sol , um céu e um pássaro voando, assine o quadro.

Ao acender as luzes, todas as obras serão expostas e o melhor desenho ganha brinde.

27) Rima

No grupo uma pessoa fala uma palavra, e a ultima letra a segunda pessoa repete como se fosse uma rima até ninguém acertar e reinicia com outra pessoa.

28) A palavra é

“O animador escolherá uma musica e dentro dela uma palavra, dirá:-” a palavra é… ”os participantes dirão uma musica que contenha aquela letra. atividade feita para ônibus e descontração após o almoço.

29)Você conhece seu estado, seu pais,uma rua.

O animador pedirá que cada participante ou por equipe fale o nome de uma cidade ou estado começando pela letra “A” ou “D”.A variante deste jogo depende da clientela que esteja trabalhando.

30) Continue o desenho

Papel e lápis são entregue a primeira pessoa do banco da frente para que ela inicie um desenho só que em um tempo mínimo o animador pede que passe para poltrona de trás, até chegar o final do corredor. Vence a equipe que fizer o melhor desenho.

31) Nó no cordão

O animador entrega um cordão bem grande ao primeiro da fila e este por sua vez, dará um nó neste cordão, passando para o segundo da fila que terá que desatar o nó, passando para o terceira da fila que terá que dar outro nó, até chegar no final do corredor .

32) Amigo secreto

Ao final de cada viagem sempre ocorrem grandes amizades e com isso o animador dirá para os participantes comprarem uma lembrancinha (valor mínimo) para ser entregue no ultimo dia de viagem e ser entregue de uma forma bem animada.

33) É-NÃO-PORQUE-AI

Pedir uma pessoa para contar uma historia sem usar essas palavras sem um tempo de 2 minutos. Vence quem conseguir neste tempo não repetir nenhuma dessas palavras.

34)Gincana cultural de A,a,Z cultural

a) Quem foi ultimo presidente militar no Brasil? R: João Batista Figueiredo

b) Como é o nome da moeda do tio Patinhas? R : moeda numero 1

c) Quem é o mestre das tartarugas ninjas? R: rato sprinter

d) Qual é o nome do guarda do desenho de “manda-chuva” R guarda- belo

e) Quem é o líder do quilombo do palmares? R Zumbi

f) Qual o nome do especialista que cuida dos pés? R: Podólogo

g) Qual o nome dos 3 reis magos? R Baltazar, Belchior. Gaspar

h) Qual o maior órgão do corpo humano? R a pele

i) Quem é o autor do livro “Macunaíma”? R Mario de Andrade.

j) Em que estado brasileiro fica a cidade de farroupilha?R Rio grande do sul

k) Como se chama cada um dos lados de uma folha de livros? R pagina.

l) Qual o nome da ponte que liga Rio de Janeiro a Niterói?R Rio-Niterói

m) O pinguim é coberto de? R pelos.

n) O que é um fagote? R instrumento de sopro.

o) Qual o significado da bandeira de Minas Gerais? R libertas qual será tamem.

p) O que é o que é, cai em pé e corre deitado?R chuva.

q) Qual o adoçante natural produzido pelas abelhas? R MEL

r) Quantas pedras têm o jogo de dominó?R 28

s) Qual o nome dos sobrinhos de pato Donald? R huguinho, Zezinho e Luizinho.

t) Quantos lados têm uma bola? R 2 o de dentro e o de fora.[

u) Qual o Pais que presenteou os Estados Unidos com a estatua da liberdade? R França

v) Qual a cor da esperança? R verde

w) Quantas folhas têm o trevo da sorte? R quatro

x) Qual a capital do Irá? R Teerã

y) Quantos lados têm um cheque? R dois, o frente e o verso

z) O que é moranga? R abobora

35) Berlinda

Esta atividade pode ser feita em sala de aula ou ônibus onde é escolhida uma pessoa que sairá da sala e no caso do ônibus, ficará na frente com o motorista, enquanto o animador explica a atividade, para que cada participante fale uma qualidade e hábitos da pessoa que saiu.Após o levantamento dos dados , o animador chama a pessoa e dirá todos os hábitos e qualidades que as pessoas disseram dela e esta poderá apontar quem falou cada hábito. A atividade continua até todos passarem pela berlinda. Está atividade é feita com grupos que já se conhecem com o exemplo, escolas, empresas, grupos de idosos.