Atividades Dia da Árvore: Árvores e Habitats

Atividades, Dia da Árvore: Árvores e Habitats, Imprimir, Pintar, Colorir, Figuras, Plano de Aula, 21 de Setembro, Sala de Aula
Atividades Dia da Árvore: Árvores e Habitats

Já ouviu falar em habitat? Sabe o que é? É muito fácil... Habitat é o local onde o animal ou a planta encontra alimento, abrigo e condições ambientais favoráveis para viver. Podemos até dizer que representam a casa dos animais. Como cada espécie tem características próprias, procuram o habitat que forneça as condições que precisa.

Há diversos tipos de habitat: desertos, geleiras, savanas, lagos e oceanos, mas há um determinado habitat que é muito, mais muito importante para milhares de animais: são as florestas, onde há grande quantidade de árvores. Quer saber por quê? É muito simples: há animas que encontram nas árvores o melhor local para viver, porque nelas há alimento, abrigo e clima favorável. Esses animais constroem casas bem confortáveis nos troncos das árvores e nem precisam ir muito longe para buscar alimento. Esses locais são chamados de habitat arborícola.

Há dois grandes ecossistemas de habitat arborícola: a Mata Atlântica e a Amazônia. Nessas florestas há árvores de grande porte, como se fossem edifícios e cada espécie vive no “andar” que mais apropriado. Veja só como os animais se distribuem nas árvores das florestas:

Na parte mais alta das árvores (50 a 60 metros de altura), ficam as aves maiores como a harpia, arara azul, tucano. Também alguns mamíferos, como o macaco-aranha, macaco-de-cheiro e a preguiça.

Na parte mediana (30 a 50 metros), ficam a maioria dos animais arborícolas. Há grande concentração de folhagens, constituindo um excelente habitat para a maioria dos animais, entre os quais podemos citar: grande variedade de insetos, pássaros menores, como gavião-de-penacho, pequenos mamíferos, como o macaco-barrigudo e alguns répteis.

No solo, também há grande variedade de animais: tatu, onça, anta entre outros. Como há folhas que caem constantemente no solo, há também muito material em decomposição, portanto é rico em fungo e bactérias decompositoras.

Até os galhos de árvores secas servem de habitat para muitos animais, que são bem criativos para construir suas casas: o pica-pau de crista faz buracos em troncos secos para construir seus ninhos em troncos de árvores secas; o esquilo voador, que na verdade não voa, aproveita os buracos abandonados pelos pica-paus para fazer seus ninhos; a formiga carpinteira constrói o formigueiro também em galhos secos e armazena os alimentos formando grandes corredores nesses troncos.

Cada vez mais muitos desses animais correm o risco de perder seu habitat e entrar em risco de extinção sendo que o principal motivo é o desmatamento dessas florestas.

Curiosidades

A dendrocronologia é a determinação da idade das árvores que se baseia na contagem dos anéis de seus troncos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de dar sua opinião, deixe um comentário. Também avise-nos caso algum link esteja off. *-*