Plano de Aula: Ensinando Clima e Tempo

Atividades, Plano de Aula, Clima e Tempo, Imprimir, Colorir, Educação Infantil, Figuras, Pintar
clima e tempo - Plano de Aula: Ensinando Clima e TempoClima e Tempo

Através do estudo do clima será interessante trabalhar com os alunos como funciona uma estação meteorológica e quais são os equipamentos que fazem parte desse trabalho. Assim, os alunos poderão pesquisar sobre esse tema e fazer um painel ilustrativo com as figuras dos equipamentos e a utilidade de cada um. Para essa pesquisa indicamos dois sites: UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro clique aqui e INMET – Instituto Nacional de Meteorologia clique aqui.

Uma atividade também interessante é relacionar os climas da Terra com os biomas específicos de cada região. Fazer uma pesquisa neste sentido pode resultar em um trabalho proveitoso e interdisciplinar nas disciplinas de Geografia e Biologia.

O aquecimento global é um problema discutido amplamente na mídia e é interessante que os alunos pesquisem sobre como as mudanças climáticas tem relação com esse fato.

Você pode pedir que a pesquisa tenha enfoques diferentes, como por exemplo, quais são as causas e consequências, porque algumas espécies animais e vegetais podem ser extintas por esse problema e o que o ser humano está fazendo para resolver essa situação.

Para iniciar a pesquisa você poderá indicar aos alunos um material que temos em nosso site. Peça aos alunos que pesquisem sobre os fenômenos que estão relacionados ao clima – efeito estufa, chuva ácida e buracos na camada de ozônio – ao final da pesquisa oriente para que montem uma maquete para explicá-los.