Cadeia Alimentar: Atividades,Texto

Cadeia Alimentar, Atividades, Imprimir, Texto, Cadeia Alimentar para Crianças
Cadeia Alimentar

Na natureza tudo é muito dinâmico...

A todo momento os seres vivos estão se relacionando. Se tivermos a oportunidade de observar, mesmo que seja por pouco tempo, os seres vivos que estão em um jardim ou em uma praça, teremos mais clareza do que ocorre: um gafanhoto pousa em uma folha em busca de alimento, mas a qualquer momento pode chegar um pássaro que também verá no gafanhoto uma opção para seu almoço... Daqui a pouco aparece um gato, que, como você sabe, pode transformar o pássaro em sua refeição e assim se dá o ciclo da vida...

Todos os seres vivos precisam se alimentar...

Uma das principais características dos seres vivos é a necessidade de alimento e a fonte de alimentação da grande maioria dos seres vivos é outro ser vivo. Somente as plantas conseguem fugir dessa regra, pois elas conseguem produzir seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Este processo que a planta realiza chama-se fotossíntese.

Veja como é o processo da fotossíntese.

Preferências alimentares...

Da mesma forma que nós, seres humanos temos nosso prato predileto, os outros seres vivos também têm. Como já vimos, as plantas são as únicas que conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras. Existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este grupo recebe o nome de consumidores primários. Como exemplo de consumidores primários temos o rato e o coelho. Existem aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, estes são os consumidores secundários e os exemplos são pássaros e cobras. Outros animais de grande porte têm como prato predileto os consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor terciário, o leão é um representante desse grupo e assim por diante...
Mas... todos esses seres vivos um dia morrem e acabam entrando em decomposição. Aí entra em ação um outro grupo de seres vivos, os decompositores, que fecham o ciclo de uma cadeia alimentar. Os decompositores são os fungos e as bactérias.

Construindo a cadeia alimentar...

Essa rede de relações alimentares entre os seres vivos é chamada de cadeia alimentar e o equilíbrio do meio ambiente depende muito dela.

Curiosidade: Quanta fome!!!

Um único leão é capaz de comer até 30 quilos de carne de uma só vez. Por dia um macho precisa de 7 quilos de carne, e uma fêmea, de 5 quilos. (O Guia os Curiosos, Marcelo Duarte, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de dar sua opinião, deixe um comentário. Também avise-nos caso algum link esteja off. *-*