Plano de Aula: Boas Maneiras em Sala de Aula

Boas Maneiras em Sala de Aula, Plano de Aula, Imprimir, Atividades, etiqueta

boas maneiras - Plano de Aula: Boas Maneiras em Sala de AulaBoas Maneiras

Como você pode ver, preparamos algumas dicas sobre como cultivar boas maneiras e respeitar os outros e você pode aproveitá-las para fazer um debate em sala ampliando o tema. Seus alunos podem ter outros exemplos e você poderá fazer com que percebam situações interessantes do cotidiano.

Outra possibilidade interessante é solicitar que seus alunos façam dramatizações breves sobre atitudes inadequadas dos colegas na escola ou fora dela. Geralmente os alunos são muito criativos nessas situações podem inclusive dar “um toque” nos colegas de forma divertida.

Quando a classe está passando por situações de indisciplina e falta de limites, é importante desenvolver dinâmicas que abordem a questão do respeito aos outros e a importância das boas maneiras.

Uma sugestão é trabalhar com os alunos em círculos, solicitando que escrevam características dos colegas, pelo menos uma positiva e outra nem tanto. Os alunos não precisam se identificar, mas terão que escrever o nome de quem estão descrevendo.

Quando todos terminarem, os papéis são colocados em um saco e cada aluno se revezará para retirar um papel, ler o que há nele e debater sobre o colega em questão. Isso ajudará os alunos a fazerem uma reflexão e você poderá aproveitar discutir a situação falando de limites e respeito aos demais.

 

Confira também: Como transmitir a uma criança noções sobre boas maneiras