A Voz e a Saúde do Professor – Saúde da voz

saude da voz,pesquisa sobre saúde,profissional da voz,pregas vocais,Saúde,Voz,Saúde do Professor,saúde e trabalho,trabalho e saúde,saúde do trabalho,a saude do professor
alunos - A Voz e a Saúde do Professor - Saúde da voz
A voz é o som básico produzido pela laringe, por meio da vibração das cordas (tecnicamente chamada de pregas) vocais. A voz expressa as condições individuais (físicas ou emocionais) e, se o indivíduo não estiver em condições saudáveis, a voz deixará transparecer algum problema, ocasionando qualidade vocal disfônica, que pode vir a comprometer a fala e a comunicação.

Estudo realizado em 1989 por M. Calas mostrou que 96% dos Professores entrevistados sofriam de fadiga vocal, 86% tinham lesões (frequentemente nódulos) e 85% usavam técnica vocal falha.

Sala com muitos alunos (como a da foto) exige do professor esforço extra da laringe, podendo causar disfonias.

Dados de 1995 relativos a licenças de saúde para professores, mostram que as doenças do aparelho respiratório se destacam como a maior causa de afastamento: “entre as doenças do aparelho respiratório estão as referentes à laringe e faringe, órgãos estes responsáveis também pela fala, principal instrumento de trabalho do professor”.

Thomé de Souza, em 1997, estudando Professores da Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo, constatou que a maior parte não sabia avaliar se suas vozes necessitavam de cuidados, embora 75% apresentassem “irritação na garganta”, 62% relatassem rouquidão e cansaço ao falar, 47% pigarro e 37% já tivessem “perdido a voz”.

A voz do Professor é vulnerável ao tempo e ao uso inadequado, sem cuidados especiais, devendo ser tratada como voz profissional. As condições de sua rotina de vida e trabalho, apresentam situações estressantes e fatores de risco para a sua saúde vocal e geral.

vozevida - A Voz e a Saúde do Professor - Saúde da voz