Dinâmica para o início das aulas

Verdade ou mentira?

Excetuando-se as classes novas, todo ano eu começo com uma classe que já se conhece e eu tenho que conhecer a todos e tentar integrá-los ao máximo. Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.

Essa dinâmica é muito útil para mim porque quando dou as aulas de inglês ou espanhol procuro inserir o que estou ensinando à realidade do aluno. É importante saber do que eles gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.

Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.

Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente e leio a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.

Anoto na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Vou lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.

No final todos já estão ansiosos e eu leio a frase e digo: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo isso até terminar e depois pergunto aos alunos o que acharam da brincadeira.

Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.

Eu já tive grandes surpresas com essa brincadeira, uma vez uma aluna escreveu 'já tive uma parada cardíaca' e todos achamos que a frase era falsa mas era verdadeira, depois pedi a ela que contasse como isso aconteceu. Outra aluna escreveu 'já viajei de avião 63 vezes' e também era verdadeira.

Confira tambem

201 Dinâmicas divertidas para sala de aula


Dinâmica quebra-gelo para o início das aulas



fonte: coelhodacartola

5 comentários:

  1. Um professor sempre deve fazer atividades e dinâmicas divertidas para as aulas de ingles, assim os alunos vão querer estudar e assistir sempre.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas ideias para desenvolver na sala. Adorei e algumas já vou desenvlovê-las com meus alunos no início das aulas.
    Aproveito para convidar a fazer novas amizades e parceria no:educadores multiplicadores. É só digitar:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ ou clicar no link que está na lateral do blog. Esperamos vc por lá. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Acho incrível essas dicas para aumentar as dinâmicas das aulas, com certeza os alunos ficam mais discontraídos e motivados a aprender mais e mais! ;) Acho interessante fazer essas dinâmicas para as aulas de espanhol também aulas de espanhol

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião, deixe um comentário. Também avise-nos caso algum link esteja off. *-*