Projeto Semana da Pátria

Um belo projeto para a semana da Pátria e Independência:

INTRODUÇÃO

A democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma data muito especial, o nosso país vive um momento de eleição, já passou por um período de ditadura militar e hoje temos liberdade de expressão, uma conquista que iniciou com a Independência”. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa consciência, e o amor a Pátria. A semana da Pátria é sempre momento de emoção e reflexão. Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada
um de nós faz parte desta Pátria Amada. É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus pássaros, seu ar, … Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus símbolos.

JUSTIFICATIVA

É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

OBJETIVOS

GERAL

Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

ESPECÍFICOS

Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;

Incentivar o amor à Pátria;

Cantar e interpretar o Hino Nacional;

Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;

Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

METODOLOGIA

O Presente Projeto será realizado do dia 03 a 07 de Setembro, na Semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias. No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início as atividades da semana. Após a fala da direção os alunos respeitosamente cantarão os Hinos do Brasil e do Estado. No segundo e terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes, interpretação de textos, pesquisas na Sala de Tecnologias entre outras. No quarto e quinto dias os alunos participarão de uma gincana cultural e esportiva na quadra da Escola, onde os alunos serão separados em equipes. Haverá a participação da comunidade externa que poderá fazer parte dessas equipes, promovendo assim a integração aluno/escola/comunidade.

CRONOGRAMA

Projeto Semana da Pátria page 005 - Projeto Semana da Pátria

AVALIAÇÃO

Será de forma contínua durante a Semana observando aparticipação e o empenho de todos os envolvidos no Projeto.

REALIZAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES

IPEZAL/ANGÉLICA – MS