Plano de Aula: Bruxas e Vampiros – Halloween

Plano de Aula, Atividades, Bruxas e Vampiros, Halloween, Imprimir, Texto, 31 de Outubro Halloween, Dia das Bruxas
bruxas e vampiros - Plano de Aula: Bruxas e Vampiros - Halloween
Para explorar esse tema, que naturalmente faz parte do imaginário das crianças e adolescentes, nada melhor do que usar a filmografia, que é bastante vasta. O exemplo mais recente é o filme “Lua Nova” e “Crepúsculo”, que tem como tema central os personagens que representam vampiros e lobisomens.

Outros exemplos ainda relativamente recentes são os filmes “Harry Potter”, com uma série de histórias e “Senhor dos Anéis”. Em ambos aparecem dragões, gnomos e bruxas, sempre em uma composição que chama realmente a atenção da garotada.

Como existem livros e filmes em todos os casos, o professor pode escolher como apresentar a história aos alunos para depois fazer um debate, tentando pontuar o contexto em que as personagens aparecem e relacionar com as características relatadas no texto introdutório de nosso site. Vale a pena também discutir e provocar o senso crítico dos alunos a respeito dos mitos e lendas criados a cerca destes personagens e como isso mexe com o imaginário de cada um.

E no Brasil, quais são os personagens lendários mais característicos? Para que os alunos possam responder a esta pergunta, os professores de historia, geografia e literatura poderão fazer um trabalho interdisciplinar, propondo uma pesquisa que deve culminar em uma dramatização por parte dos alunos.