Plano de Aula Copa do Mundo 2018 – Educação Infantil

Deixaremos hoje nessa postagem uma sugestão de Plano de Aula Copa do Mundo 2018 para Educação Infantil e assim ajudar você na elaboração da sua aula com o tema da Copa. O plano de aula irá ajudar o professor a ter um ”norte” para ter uma base de como trabalhar o assunto Copa do Mundo 2018 em sua escola. Não necessariamente o professor é obrigado a seguir o plano de aula, podendo ser feito modificações de acordo com a sua preferência e necessidade.

A Copa do Mundo FIFA de 2018 acontecerá na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O campeonato irá contar com a participação de 32 seleções nacionais. Ao todo, serão realizadas 64 partidas. Será a 21ª edição deste que é o mais importante campeonato internacional de futebol do mundo. Nesta edição, dois dos clássicos favoritos do torneio não irão disputa-lo: Itália e Holanda, ambos não foram classificados nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Plano de Aula Copa do Mundo 2018 para Educação Infantil

Como trabalhar e elaborar uma aula com a temática de Copa do Mundo 2018 na Educação Infantil? Com a sugestão da aula abaixo queremos sanar essa dúvida de diversos professores e assim auxiliar na elaboração de um personalizado plano de aula.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

• Conhecer a história da copa do mundo;
• Conhecer as regras do jogo de futebol e suas mudanças ao longo dos anos;
• Expressar suas idéias oralmente;
• Ampliar seus conhecimentos sobre o tema

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – A História da Copa do Mundo

1º Momento:
O(a) professor(a) deverá assistir com as crianças o Filme “A História das Copas”. Ao final da exibição o professor deverá conversar com as crianças sobre o que viram nos vídeos:

O que é a Copa do Mundo?
Como surgiu a Copa do Mundo? ·
Citem o nome de alguns países que participaram da Copa.
Que critérios são utilizados para os países participarem da Copa?

O professor deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme, mediando suas falas, registrando-as e expondo-as no mural da sala, para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.

SUGESTÃO: O(a) professor(a) deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes sobre a história da copa.

Recurso Didático: Sinopse: A História das Copas – Os Filmes Oficiais da Fifa

A revista “Placar” lançou quatro revistas com Dvds dos filmes oficiais da Fifa. No primeiro episódio, os gols e os craques dos mundiais de 90, 94 e 98. O segundo traz as copas de 74, 78, 82 e 86, com destaque para o timaço de Falcão, Zico e Sócrates. No terceiro capítulo, os mundiais de 62, 66 e o tricampeonato de 70. O último DVD da série traz imagens e gols das copas de 30, 34, 38, 50, 54 e do primeiro título mundial brasileiro em 58. Imperdível. O melhor das 16 copas com a qualidade de DVD.

Imagem da Capa do Filmeplano de aula copa do mundo 2018 educação infantil 212x300 - Plano de Aula Copa do Mundo 2018 - Educação Infantil

Atividade 2 – Construindo a História da Copa

1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor a elaboração de um caderno sobre a história da copa, para tanto, deverão fazer uma avaliação sobre o que aprenderam. O(a) professor(a) deverá mediar e incentivar todo o processo de construção do texto coletivo, fazendo o papel de escriba.

2º Momento: O(a) professor(a) deverá solicitar às crianças que ilustrem a história da Copa do Mundo através de desenhos (papel oficio medindo 15×15) que não deverão ser pintados, apenas contornados com caneta hidrocor. Em seguida, deverão selecionar os desenhos que irão ilustrar cada parte da história, criar um título para o caderno, um sumário e organizar os nomes dos autores. Depois deverão tirar cópias do caderno e encadernar/grampear. Cada criança deverá receber um exemplar, que poderá ser colorido por ele.

Atividade 3: Conhecendo o jogo de futebol

1º Momento: O professor deverá convidar um técnico ou jogador de futebol para conversar com as crianças, e sugerir que o mesmo traga materiais para mediar à conversa, por exemplo: uniforme, bola, apito, cartão de marcação de falta, etc. Antes da visita do jogador ou técnico, o professor deverá questionar as crianças sobre o que elas gostariam de saber sobre futebol (regras, curiosidades sobre os jogos, etc.) e registrar essas questões para orientar a entrevista.

Quais são as regras do futebol?
Essas regras mudaram ao longo dos anos?
Qual a função de cada jogador?
Quantos times é preciso para jogar futebol?
No dia da visita, o(a) professor(a) deverá sentar-se com as crianças na roda e mediar a conversa com o jogador ou técnico convidado, deixando que as crianças o entrevistem, lembrando que o professor deverá ser o escriba, registrando a conversa para depois retomá-la para a construção de novos conhecimentos.

OBS: A entrevista poderá ser registrada com fotos ou filmagem.

As fotos abaixo ilustram o momento:

plano de aula copa do mundo 2018 educação infantil 1 300x225 - Plano de Aula Copa do Mundo 2018 - Educação Infantil plano de aula copa do mundo 2018 educação infantil 2 300x225 - Plano de Aula Copa do Mundo 2018 - Educação Infantil

Atividade 4 – Relembrando a visita: Regras, Curiosidades do Futebol

1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas conversaram com o técnico ou jogador sobre as regras do futebol. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas para elaboração de um questionário coletivo acerca das curiosidades e regras do futebol. Depois da elaboração do questionário, o professor deve digitar as perguntas e cada criança levará uma questão para casa para pesquisar junto aos pais.

Recurso Didático: Exemplos de Questões

Quantos jogadores formam um time?
O que é zagueiro, atacante, lateral, etc.?
Qual a função de cada jogador?
Qual a função do juiz no jogo?
Por que o juiz apita?
Qual a função do bandeirinha?
2º Momento: O professor deverá responder as questões trazidas de casa sobre as curiosidades e regras do futebol junto as crianças.

Avaliar se as crianças:

Conheceram a história da copa do mundo;
Conheceram as regras do jogo de futebol e suas mudanças ao longo dos anos;
Expressaram suas idéias oralmente;
Refletiram sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras do futebol;
Ampliaram seus conhecimentos sobre o tema.
Participaram das atividades com envolvimento.

As Atividades Copa do Mundo 2018 para Educação Infantil também podem ser uma boa oportunidade de material.