Atividades e Desenhos sobre Festa Junina

Preparei uma série de desenhos sobre Festa Junina para Imprimir. Eles podem ser aplicados em forma de desenhos para colorir e usados na montagem de murais/painéis juninos.

Junto aos desenhos, disponibilizo algumas atividades com músicas juninas para educação infantil, e uma sobre recortar e colar para trabalhar junto ao tema, a coordenação motora.

Desenhos sobre Festa Junina para Imprimir

FestaJunina2 254x300 - Atividades e Desenhos sobre Festa Junina FestaJunina3 238x300 - Atividades e Desenhos sobre Festa Junina festa junina11 225x300 - Atividades e Desenhos sobre Festa Junina dados pessoais648 262x300 - Atividades e Desenhos sobre Festa Junina

Atividades sobre Festa Junina

junina 028 221x300 - Atividades e Desenhos sobre Festa Junina

Atividade para a Festa Junina com música

cartaz de preço 224x300 - Atividades e Desenhos sobre Festa Junina

Atividade para trabalhar o tema Festa Junina e a coordenação motora recortando e colando

Saiba a importância da Festa Junina na infância

Para que a celebração seja relevante às crianças, é essencial que ela esteja vinculada ao conteúdo visto em sala de aula e ajude na formação completa do estudante, ajudando a compreender as suas raízes culturais e o folclore nacional.

Nesse sentido, podemos dizer que a festa junina pode trazer vários benefícios educacionais, como:

Compreensão e valorização da cultura nacional
As festas juninas do interior de São Paulo e de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), por exemplo, são totalmente distintas. Embora elas tenham a mesma origem e tenham sido influenciadas pela vinda dos portugueses, cada parte do país adaptou as celebrações para a sua realidade, incluindo itens culturais próprios.

No nordeste, a tradição do forró é muito forte, além da presença de outros traços culturais como a literatura de cordel e os bonecos mamulengos. Já no interior de São Paulo, a celebração relacionada à colheita e à vida no campo é mais presente.

Usar essas diferenças culturais durante a realização e a organização da festa junina ajuda as crianças a compreenderem a vastidão e a riqueza do nosso país, aprendendo a respeitar as diferenças e a valorizar as suas origens.