Berçário: O papel da estimulação

Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida.

Basta ver o salto que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus passos iniciais. Por isso, é importante não perder nenhuma oportunidade para participar desse crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação. Eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas.

No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar.

Exatamente por isso, os bebês podem atender a longos períodos de concentração desde que estejam envolvidos em algo de seu interesse.
Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores; perceptivamente, desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirindo comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrindo sua própria identidade; socialmente, aprendendo a conviver com “amigos”. Daí a importância do trabalho realizado no berçário.

Nessa fase, é especialmente oportuno que os pais acompanhem o trabalho realizado pela escola, para que compreendam a extensão das atividades propostas.

Como estimular bebês

rolo1 300x225 - Berçário: O papel da estimulação

O rolo possibilita a tonificação da musculatura dos braços e da musculatura dorsal do bebê, a fim de prepara-lo para o sentar.

 

banho2 300x225 - Berçário: O papel da estimulação

Bolas na banheira – Trabalha-se o desenvolvimento da coordenação visual e motora, pois, para apanhar a bolinha dentro da água, o bebê necessita adequar o movimento a cada instante, uma vez que as bolas mexem-se constantemente.

bbrolando2 300x224 - Berçário: O papel da estimulação

Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo.

bola1 300x225 - Berçário: O papel da estimulação

A Bola de Bobath possibilita o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal. Quando o bebê está sobre a bola, busca estabilidade e precisa ajustar-se a cada instante. Estes “ajustamentos” possibilitam a busca pelo equilíbrio corporal.

cober3 300x224 - Berçário: O papel da estimulação

Cobertor – O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois, quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio.

lant3 300x223 - Berçário: O papel da estimulação

Lanterna – Usando a lanterna, pode-se explorar a coordenação visual e espacial, em que o bebê terá que acompanhar com os olhos o espaço por onde o ponto luminoso irá passar. O bebê tenta “pegar” o ponto de luz, o que possibilita também o trabalho de coordenação visual e motora.

 

Enfim, gostou do conteúdo? Curta e Compartilhe com os amigos nas redes sociais! Basta clicar nos botões abaixo! Já que o nosso conteúdo relacionado ao Berçário é vasto, poderíamos ajudar mais pessoas com a sua indicação. Alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo!

Aliás, confira também: Atividades e Brincadeiras para o Berçário